Calendário do Advento para o Natal - Cristal Phoenix

13 dezembro 2011



Calendário do Advento para o Natal



Calendário do Advento são lindos e ainda podem ser desenvolvidos junto com toda família, é uma ótima atividade para o mês do natal. Vamos desenvolver juntos um modelo de Calendário do Advento que fica lindo e serve como decoração nessa época mágica do Natal.

Eu acho tão lindo esses Calendário do Advento para o natal e se der uma pesquisada na internet achará muitos deles e de todos os tipos, modelos, materiais e tamanho.

Ano passado eu quis ter feito um, mas como a gravidez da Sophia me tomava muito tempo {de enjoos..kkk} então não tive muito ânimo. Mas esse ano saiu.


A ideia desse meu Calendário do Advento é de contar os dias para o natal e também para diversão da família toda, pois dentro da portinha de cada dia tem uma surpresa - um doce e uma atividade - que deve ser feita durante aquele dia.

Meus filhos adoraram, eu deixei o download das atividades pra quem quiser copiar, ou podem fazer de acordo com o lugar que moram, eu como moro na praia coloquei um item de passar o dia na praia, se você mora no campo ou cidade mude esse item por um outro.

Para quem não ta entendendo nada e não tem ideia do que é esse tal de Calendário do Advento, eu fiz um post sobre ele, explicando tim-tim por tim-tim do que se trata.

Então é só seguir esse post - O que é o Calendário do Advento -  que terá tudo explicadinho lá, e tenho certeza que vai adorar a ideia e já irá querer fazer logo o seu Calendário do Avento para o Natal.




O meu Calendário do Advento eu fiz com portinhas e dentro delas coloquei as guloseimas e a atividade do dia.

Eu coloco todos os dias antes de dormir o saquinho com balas ou o chocolate com a atividade, assim quando eles acordam já ta lá e ficam numa alegria só. Mas se preferir já pode deixar  todo ele preenchido com a guloseimas.



Como fazer o Calendário do Advento


Materiais


- Papel dupla face verde e vermelho (ou poderá usar papel para scrap que é mais firme);
- Papel adesivo para etiquetas tamanho A4 para impressão dos dias;
- Conta acrílica pequena vermelha;
- Tesoura;
- Estilete;
- Régua;
- Fita dupla face;
- Cola quente.

Downloads


- Etiquetas para portinhas do Calendário do Advento (Não são editáveis). As etiquetas do meu Calendário do Advento já está com os números, e uma personalização bem simples. Vocês podem criar suas próprias etiquetas se preferirem.

- Tags das atividades.  Para fazer as tags das atividades, é só seguir esse post - ATIVIDADES PRA O MÊS DO NATAL - que explico como montar e fazer a dinâmica da brincadeira.

Para desenvolver o meu Calendário do Advento eu usei como inspiração o Calendário do QBEE'S QUEST

Lá tem um tutorial bem explicadinho de como fazer, pra quem manja do inglês é só seguir ele, e quem não manja também vai conseguir seguir, pois tem imagens que facilitam e muito, inclusive com um vídeo.

Calendário do Advento do Qbee's Quest

Mas como quero ajudar a todos e facilitar a vida de vocês, vou colocar aqui o DIY dele.

A diferença do meu Calendário do Advento para do Qbee's Quest é que eu fiz o meu MAIOR, porque achei pequeno o modelo que ela postou e como sou exagerada e também porque tenho 3 filhotes e tem que ter surpresa para todos. 

Então o meu eu fiz com os quadradinhos de 5cm x 5cm e o do site é de 2x2 aproximadamente, cabe um bombom tipo Alpino dentro. Se ainda quiser maior, é só alterar as medidas.


Base do Calendário do Advento


1º. Corte o papel dupla face verde no tamanho de 45 x 45 cm e vinque com o estilete (com o lado oposto da lâmina, é só para marcar e não cortar) 9 linhas de 5 cm na vertical e na horizontal, formando assim os quadradinhos. (eu adorei essa ferramenta dela, é um base que já vem toda sulcada e é só passar uma esteca no papel e ta pronta a marcação, sem precisar de régua. Ainda vou ter uma dessas...kkkk).



. Corte com a tesoura ou estilete os cantos dos 4 lados da seguinte forma: Na primeira carreira superior e inferior devem sair 2 quadradinhos, e na segunda carreira superior e inferior deve sair um quadradinho, como na imagem abaixo. Na segunda carreira superior e inferior deve ser cortado os lados do quadradinho que ficou para que depois possa fazer a dobra. Exatamente como na fig. abaixo.



. Na primeira carreira  de cada lado, corte entre os quadradinhos, e além disso corte um pouquinho a mais dos lados para poder encaixar as divisões depois, corte como mostrado na imagem do papel vermelho.



4º. Corte pedacinhos de fita dupla face e coloque nos quadradinhos indicados na imagem abaixo. Se não tiver a fita dupla face, pode usar cola escolar, cola bastão, pois é papel, e a cola irá colar sem problemas.



Cole somente o quadradinho das pontas para formar a caixa.


 Divisões do Calendário do Advento


5º. Agora é hora de fazer as divisões da caixa. Recorte 8 tiras do papel vermelho no tamanho 29x10cm e faça 1 vinco pra dividir em duas partes de 5cm.


Vire o papel e vinque em 6 partes, as duas partes da ponta devem ter 2 cm e os 4 quadradinhos do meio 5cm.



6º.  Corte como na imagem abaixo, não esquecendo de cortar um pouquinho a mais dos lados pra encaixar e dobre no vinco do meio.


Faça isso com todas as tiras, no total de 8.


7º. Depois de dobrado, corte nos vincos dos quadradinhos (do lado aberto do papel), mas não nos vincos da ponta. E faça o mesmo esquema de cortar um pouquinho a mais dos lados pra encaixar.

DETALHE: não corte até o final, corte um pouco mais da metade. Faça esse processo em 4 tiras. Essas serão as tiras que ficarão na HORIZONTAL.


8º. Nas outras 4 tiras que ficarão na VERTICAL, corte na parte dobrada do papel.


Ficarão dessa forma:



9º. Agora é só encaixar as tiras HORIZONTAIS com VERTICAIS.


e dobrar as pontas, aquelas pontas de 2 cm que deixamos anteriormente quando fizemos os vincos.



10º.  Encaixe essas tiras dentro da base verde.


11º. Agora é só dobrar as pontinhas verdes que estão com fita dupla face para dentro da caixa escondendo as pontinhas dobradas vermelha.


Resultado final da  caixinha pronta com as divisões.



Portinhas do Calendário do Advento


12º. Para fazer as portinhas ou janelinhas (como preferir) você pode usar esse cortador pra scrap. Ele já sai prontinho e vincado o quadradinho ao meio. Como eu não tenho e também o meu modelo de caixinha era maior eu fiz o meu próprio modelo usando a velha e antiga geometria pra sair tudo certinho, a diferença é que tem que recortar tudo com tesoura.



13º. Coloque um pedaço de fita dupla face (ou cola) na pontinha que irá ficar para dentro da caixinha.


14º. Imprima no papel adesivo o modelo das datas pra ficar na portinha. Recorte e cole em cada uma. Para facilitar abrir a portinha eu coloquei uma pedrinha de acrilico vermelha em cada portinha com cola quente.

Esse é o modelo do Qbee's Quest


Esse é o meu modelo (desculpem a imagem péssima, mas o vermelho estourou).



15º. Colar as portinhas dessa forma


16º. E esta pronto o seu Calendário do Advento, o calendário que marca a contagem dos dias até o Natal.

17º. Colocar dentro de cada portinha a surpresa - um doce e a tag de atividade. Para saber como fazer a tag de atividade é só seguir esse Post - ATIVIDADES PARA O MÊS DO NATAL.

18º. O Calendário deve ficar me pé, pode colocá-lo em um suporte, ou como no meu caso, eu grudei na parede com fita dupla face, ele acabou fazendo parte da decoração da parede da sala.

Todas as imagens usadas no PAP  (DIY) são de autoria do site Qbee's Quest.

Espero que tenham gostado e façam o Calendário do Advento, é uma atividade que pode envolver toda a família. E depois me mandem as fotos, tenho certeza de que ficarão lindos.

Se quiser que seu Calendário do Advento apareça, vai lá na FanPage do Blog, e me manda uma mensagem com sua foto, ficarei muito feliz em publicá-la.

4 comentários:

  1. WAAAAUUUU !!! Se superou hein!!! nossa, esse calendario ficou muito tri, e deve ter dado um trabalhao!!! Parabens!!! ;D

    ResponderExcluir
  2. Oh maninha obrigado...até que não deu muito trabalho não, isso é terapia...,kkkkkk.

    ResponderExcluir
  3. M E N I N A A A A A que trabalho mais lindooooooooooo!!!!!! E tuuuuuuuuuudo fotografado... realmente deve ter dado um trabalhão... mas muuuuuuuuuuuuuito obrigada por compartilhar!!!!
    Beijinhos,
    Ana Maravilhosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Ana, tudo que faço eu fotografo seja o que for pois sempre penso que pode ir ao blog, algumas coisas vão outras eu acabo descartando, mas tenho a mania de tudo que eu fizer eu tiro foto detalhada. Desse PAP em especial eu peguei as fotos do site que eu creditei, pois as minhas não sairam muito nítidas, só do trabalho final, esse sim é meu e inclusive vou usar ak em casa essa ano de novo o calendário. bjs

      Excluir

Fico feliz se você comentar!!!



TOPO